Números absolutos

Forma de fazer fake news sem precisar mentir.
A imprensa não diz que o Brasil tem o PIB maior que o do Canadá, que gasta mais com saúde pública, que a Noruega e mais com educação pública, que a Bélgica. Nunca! Nessas situações usa as taxas, percentuais, o famoso per capita. Está inteiramente certa. A saúde pública, na Noruega e a educação, na Bélgica são muito melhores que as nossas.
A imprensa tem que ser assim: Além de falar a verdade, comunicar dados que informem bem. Deixar os que a assistem com noção plena e satisfatória dos fatos. Não tem sentido deixar o povo enganado, com dados manipulados.
Só que há o outro lado. Quando quer descalçar um governo, que considera adversário, como o nosso atualmente, onde o Presidente acabou com a farra de gastos, de governos recentes manipulam com a informação, no caso, usando números absolutos.
Mortalidade por vírus, violência contra a mulher, analfabetismo, aqui sempre irão gerar números altos, porque nossa população é grande. A sexta do mundo, porém, a maioria dos órgãos de imprensa omite este fato. Quem não tem dados e matemática presentes na cabeça, fica com informação exageradamente distorcida.
Dos seis países mais populosos do mundo, quatro estão na Ásia, que tem demonstrado maior resistência a esse vírus, mesmo com muito analfabetismo e saúde pública deficiente, intrigando a própria OMS. Entre os mais populosos, o Brasil está na realidade confrontando apenas com os Estados Unidos, que hoje, mostra uma taxa de mortos pelo COVID 19, desde o início da pandemia, 6% maior que a do Brasil. Na Europa há vários países com taxa de mortos, muito maior que a nossa.
Têm que parar com esses números absolutos, que causam ansiedade na população, fazendo muitos adotarem a postura do “Nada mais importa”.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos