Moais

 

 Imagem copiada de: https://segredosdomundo.r7.com/rapanui/
 

Li, quando criança, em encarte de jornal, sobre o povo Rapa Nui, da Ilha de Páscoa e seus moais, enormes estatuas de pedra, com representação de humanos, espalhadas em toda a ilha.
Estes dias apareceu referência a eles, quando pesquisava alguma coisa na internet. Diziam que representavam deuses, ou que era homenagem aos antepassados e pelo que li agora continua sendo esta  a explicação para essas estátuas. A curiosidade voltou e fui atrás de ver os moais no Google Earth.
Usando os artifícios do aplicativo, no computador, estava visualizando imagens panorâmicas. Afastava, olhava de um lado, mudava para outro lado e tive um lampejo: À distância, pela tripulação de navio que passasse ao largo, há séculos, poderiam parecer guerreiros de prontidão. Muitos, enormes, assustadores. Aparecem em meio corpo, de longe pode parecer estarem atrás de um muro.
Temos que levar em conta que no passado tinham pouca noção de outros povos, o mundo era muito desconhecido. Os Rapa Nui certamente não tinham a noção, que hoje temos de mundo e dos habitantes.
Assim como na África, logo ali embaixo, para europeus que se aventurassem a atravessar o Mediterrâneo e descessem um pouco havia povos de pele bem escura, diferente deles, alguns muito altos, outros pigmeus poderia haver, pelo mundo, lugar com habitantes monstruosamente grandes. Animais, como peixes, ou lagartos poderiam ser pequenos, ou enormes, o ser humano, por que não?
Podem ter entendido que guerreiros, com aparência gigantesca poderiam assustar e impedir uma invasão. Por isso alguns estão colocados lado a lado, como em formação. Poderiam parecer guerreiros com 4 metros de altura e pesando mais de uma tonelada cada um.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.


Comentários

  1. Sua alternativa é válida. Você publicou?

    ResponderExcluir
  2. Gostei do comentário. A alternativa está publicada. No blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial 2

Brioches com champagne

Reescrever o hino