Prisão e progresso

Historia contada pela minha mãe, ocorrida em Quaraí RS, lá pelos anos 1930/40.
Um marceneiro pobre, que  vivia de poucos trabalhos, numa empolgação acabou atirando e matando alguém. Foi preso julgado e levado para cumprir pena em penitenciária na periferia da capital, Porto Alegre.
Na penitenciária começou a fazer alguns consertos de móveis. Bancos, mesas, cadeiras e armários desconjuntados. Como era muito bom no que fazia, virou o marceneiro da prisão, tudo era ele quem consertava. Pedia que lhe arranjassem ferramentas, máquinas, madeira e aos poucos montou uma marcenaria. Começou a ensinar outros detentos, que viraram ajudantes.
Chegou aos ouvidos do governador. Era época que tinha começado implantação do conceito de que penitenciária era para educar e a marcenaria, com os detentos trabalhando, virou matéria, para por nos jornais.
Fez uma visita com a primeira dama, que adorou um móvel feito por ele e quis igual, para o palácio. A marcenaria, já com mais equipamentos e ele fazendo um móvel atrás do outro, para a primeira dama. O governo ia fornecendo madeira de qualidade, máquinas e ferramentas. Diziam que muitos móveis eram para a casa da própria primeira dama.
O preso marceneiro já estava gozando de situação privilegiada na época e se queixou de que não tinha visita da família, Quaraí ficava a quase 600 km de distância. A primeira dama arrumou emprego para a esposa em escola de Porto Alegre e emprego para os filhos crescidos. A filha fez curso de professora, que não havia em Quaraí. Os outros filhos também prosseguiram os estudos.
Resumindo, toda a família progrediu com a prisão do pai.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brioches com champagne

Inteligência artificial 2

Ajuda de custo