Diferenças culturais
Minha mãe era do Rio Grande do Sul, de Quaraí, lá na fronteira com o Uruguai. Quando casou e veio para cá, notou as diferenças culturais. Uma delas é que as pessoas aqui não cobravam, umas das outras. Lá cobravam normalmente. Se um vizinho estava indo ao armazém, outro pedia: Tu podes me trazer um pacote da erva tal? Trazia e ao chegar, o outro perguntava quanto foi: Tantos mil réis. O vizinho pagava e pronto. Se precisasse de novo era atendido.
Aqui, primeiro em Cachoeiro, depois Campos e depois em Vila Velha, não cobravam. A pessoa ficava sem graça de cobrar. Às vezes minha mãe estava sem empregada, sem ter quem olhasse as crianças e não usava o mesmo artifício, porque em ocasião anterior, a vizinha não quis que ela pagasse.
Eu assumi a cultura que herdei. Cobro.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário