Mais um papa

As pessoas e a mídia tentam emprestar qualidades ao falecido Papa Francisco, que podem ser até gratuitas. Não se vê em seu comportamento nada que o possa tornar merecedor, mais do que outros papas. Alias, teve inúmeras atitudes que podem ser consideradas controversas.
Uma foi receber e apoiar o atual ocupante da presidência do Brasil, pessoa que chegou a essa função por conchavos políticos. Queiram ou não, ele foi condenado em três instâncias pela mesma justiça que existe para julgar os mais de duzentos milhões de brasileiros. O papa simplesmente ignorou esse fato. Ignorou que um país do terceiro mundo estava lutando para se livrar de corrupção entranhada, que tirava recursos que faziam falta principalmente aos pobres. Apoiou o lado da corrupção.
Como já foi dito aqui neste blog, o papa não tem que se preocupar com transporte e hospedagem dos milhões de turistas que visitam o Vaticano, ou com a fome e a violência no mundo. Apenas rezar. O único problema que o atingiu diretamente foram as acusações de pedofilia no clero, onde parece que ele enrijeceu as normas que lidam com o tema.
Tentou mostrar uma simplicidade que ficou restrita à sua própria pessoa. Morar em um prédio simples não é necessariamente a forma mais barata de uma autoridade máxima residir. Os palácios já têm toda a estrutura de segurança montada.
Nada justifica ele ter perdido a cabeça e estapeado uma fiel mais afoita, que segurou o seu braço. Deveria ter tido o autocontrole esperado de um ocupante de sua função. Um indivíduo cabeça tão quente, não deveria sequer ter chegado a ser bispo.
A aceitação das diversidades sexuais entre os católicos não ficou mais forte, do que aquela obrigada aos cidadãos pela lei comum, que considera crime de homofobia, a não aceitação.
Não lembro dele ter acabado com alguma discórdia mundial importante.
Resumindo, quem foi o papa Francisco ? Certamente apenas mais um papa.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com Site outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial 2

Brioches com champagne

Reescrever o hino