Lei Rouanet
A parte da lei Rouanet, de incentivo à cultura, que funciona, é o mecenato, que é a proteção às artes, ciências, etc. Nesta forma, empresas patrocinam eventos e podem deduzir esse valor do Imposto de Renda, deixando o governo de receber.
Tudo bem, se fosse para patrocinar artistas iniciantes ou eventos de valor inquestionável e que não têm grande apelo popular, para se sustentarem apenas com a venda de ingressos.
O que vem acontecendo é que grandes artistas vêm se valendo dessa lei, para obterem patrocínios milionários para seus shows, com beneplácito dos governos, que dessa forma, têm artistas cativos, que emprestam a imagem para seus partidos. Imagem de grande valor. Assim como essa imagem vende serviços bancários, pacotes de empresas de telefonia, produtos de beleza, alimentos, automóveis, roteiros turísticos e muito mais, também vende imagem de políticos.
Talvez por esse motivo, não colocam limite para recebimento das doações, como o governo estabelece para tudo o mais. Esse limite poderia ser, em caso de pessoa física, quem tivesse ganho com a atividade até um máximo de duzentos mil reais no ano e pessoa jurídica algo assemelhado. Fora disso, o artista teria que conseguir o patrocínio valendo-se apenas do retorno financeiro que sua imagem levaria ao patrocinador.
Tudo bem, se fosse para patrocinar artistas iniciantes ou eventos de valor inquestionável e que não têm grande apelo popular, para se sustentarem apenas com a venda de ingressos.
O que vem acontecendo é que grandes artistas vêm se valendo dessa lei, para obterem patrocínios milionários para seus shows, com beneplácito dos governos, que dessa forma, têm artistas cativos, que emprestam a imagem para seus partidos. Imagem de grande valor. Assim como essa imagem vende serviços bancários, pacotes de empresas de telefonia, produtos de beleza, alimentos, automóveis, roteiros turísticos e muito mais, também vende imagem de políticos.
Talvez por esse motivo, não colocam limite para recebimento das doações, como o governo estabelece para tudo o mais. Esse limite poderia ser, em caso de pessoa física, quem tivesse ganho com a atividade até um máximo de duzentos mil reais no ano e pessoa jurídica algo assemelhado. Fora disso, o artista teria que conseguir o patrocínio valendo-se apenas do retorno financeiro que sua imagem levaria ao patrocinador.
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